Simuladores avançados de alta fidelidade aprimoram ensino da medicina no país


Simuladores avançados de alta fidelidade

Simulador de parto Victoria S2200®
Os simuladores avançados podem ser conectados a aparelhos reais e permitem a criação de cenários para simulações em diversas situações clínicas, parada cardiorrespiratória, diversos tipos de parto, exames clínicos e obstetrícios.

Universidades

As faculdades de medicina no Brasil não necessitam usar pacientes reais para o aprendizado da prática médica; Estes novos simuladores avançados de alta fidelidade se comprometem em complementar a formação acadêmica, são os simuladores de alta fidelidade, que conectados e agora até sem fios a um sofisticado programa de computador que permite aos profissionais e estudantes da área da saúde aprender as habilidades necessárias para lidar com situações e desafios num cenário de trauma, situações clínicas de risco, todos os tipos de parto, crises de hipertensão, enfartos, acidentes, resgate de pacientes, entre outras inúmeras possibilidades.

As faculdades de medicina no Brasil não necessitam usar pacientes reais para o aprendizado da prática médica
As faculdades de medicina no Brasil não necessitam usar pacientes reais para o aprendizado da prática médica

Centro de Simulação

Exemplo de Centro de Simulação
São criados laboratórios especiais nas Universidades com intuito de tornar o mais realista possível o cenário a ser estudado, podendo criar as diversas possibilidades, nas quais o aluno poderá errar, repetir a simulação e corrigir sua atuação para se preparar para as adversidades do stress do trabalho diário com a segurança necessária exigida.

O estudante frequentará o laboratório nas ocasiões da prática da simulação ao longo da graduação e terá acesso aos simuladores de alta fidelidade, após de ter adquirido conhecimento suficiente para lidar com as variadas demandas da prática médica. O aluno aprende gradativamente durante sua formação, após de passar pelas disciplinas teóricas e pelas salas de habilidades, onde são realizados treinamentos mais simples.

Além de professores e estudantes os profissionais da área da saúde podem aprender a manusear o equipamento. A nova prática aproxima alunos, professores e profissionais tirando dúvidas e observando de perto o raciocínio médico. Isso acrescenta muito, pois o processo da simulação é muito realista e marcante para quem participa, exercita-se a muito a capacidade técnica e principalmente a psicológica.

Funcionalidade

O aspecto de atividade em equipe é desenvolvido ao extremo pois a cada treinamento, o aluno interpreta um papel diferente, as vezes o cirurgião, em outro o enfermeiro, ou mesmo um dos familiares. Transformando a prática em aprendizado para lidar com as emoções humanas. Logo após cada sessão, sempre será feita uma reunião entre a equipe participante para avaliar todos os erros e acertos cometidos, num processo chamado de “debriefing”.

Centro de Simulação
Centro de Simulação

Este é um novo procedimento que acrescenta na formação do aluno, exercitando a habilidade de comunicação e liderança, permitindo que ele tenha excelência técnica antes da graduação. A atmosfera realista provocada pela situação aumenta a segurança do aluno e do professor.

Nas qualidades excepcionais de uma nova prática de ensino temos que observar as melhores condições de equipamentos que traduzam esta experiência em realidade. É o caso do simulador avançado de parto mais realísticos da atualidade.

Simulador de parto Victoria S2200®

Simulador de parto Victoria S2200 - Motricidade ocular
O simulador avançado de parto fabricado pela empresa norte americana Gaumard tem motricidade ocular, um dos únicos simuladores do mundo capaz de simular adversidades neurológicas, possui aparência real e precisão anatômica, pele macia em todo o corpo e juntas sem emendas, além de ser totalmente sem fio, cabos, todos os componentes do simulador são internos, permitindo a mobilidade e simulações ao ar livre.

Totalmente operacional em trânsito para realizar atendimento e treinamento da equipe em movimento essencial para exames mais complexos dentro dos diversos cenários de simulação. Dá à luz a bebê de peso, tamanho e proporções reais e articulação conjunta. Suporta equipamentos reais de monitoramento (ECG, DEA, Auto BP, Monitor Fetal, Oxímetro de pulso), resistente a múltiplas posições de parto. Foi projetada para protocolos de distócia de ombro abrangentes e cenários de algoritmo de hemorragia pós-parto.

Parto – Simulador Avançado Victoria® , Tory® e SuperTory®

Simulador avançado Victoria e Tory
O bebê denominado Tory® modelo S2210 e Super Tory® modelo S2220, tem características físicas e fisiológicas reais, tamanho e peso realistas, pele macia e sinais vitais programáveis.

A mobilidade sem fio e a facilidade de uso, foi projetada para simular casos clínicos reais para cada estágio de cuidado neonatal. O endo-esqueleto tem articulações e resistência realistas ao auxiliar o feto durante o parto. Estes recursos oferecem aos participantes a experiência de simulação de parto mais realista.

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=DbEuv4GHo8o[/embedyt]

Este é nosso futuro próximo da realidade dentro de um mundo acadêmico mais preocupado com a humanização das especialidades médicas além da expertise técnica inerente a nossa experiência até hoje.


Uma resposta para “Simuladores avançados de alta fidelidade aprimoram ensino da medicina no país”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.