Simuladores avançados de alta fidelidade
Universidades
As faculdades de medicina no Brasil não necessitam usar pacientes reais para o aprendizado da prática médica; Estes novos simuladores avançados de alta fidelidade se comprometem em complementar a formação acadêmica, são os simuladores de alta fidelidade, que conectados e agora até sem fios a um sofisticado programa de computador que permite aos profissionais e estudantes da área da saúde aprender as habilidades necessárias para lidar com situações e desafios num cenário de trauma, situações clínicas de risco, todos os tipos de parto, crises de hipertensão, enfartos, acidentes, resgate de pacientes, entre outras inúmeras possibilidades.
Centro de Simulação
O estudante frequentará o laboratório nas ocasiões da prática da simulação ao longo da graduação e terá acesso aos simuladores de alta fidelidade, após de ter adquirido conhecimento suficiente para lidar com as variadas demandas da prática médica. O aluno aprende gradativamente durante sua formação, após de passar pelas disciplinas teóricas e pelas salas de habilidades, onde são realizados treinamentos mais simples.
Além de professores e estudantes os profissionais da área da saúde podem aprender a manusear o equipamento. A nova prática aproxima alunos, professores e profissionais tirando dúvidas e observando de perto o raciocínio médico. Isso acrescenta muito, pois o processo da simulação é muito realista e marcante para quem participa, exercita-se a muito a capacidade técnica e principalmente a psicológica.
Funcionalidade
O aspecto de atividade em equipe é desenvolvido ao extremo pois a cada treinamento, o aluno interpreta um papel diferente, as vezes o cirurgião, em outro o enfermeiro, ou mesmo um dos familiares. Transformando a prática em aprendizado para lidar com as emoções humanas. Logo após cada sessão, sempre será feita uma reunião entre a equipe participante para avaliar todos os erros e acertos cometidos, num processo chamado de “debriefing”.
Este é um novo procedimento que acrescenta na formação do aluno, exercitando a habilidade de comunicação e liderança, permitindo que ele tenha excelência técnica antes da graduação. A atmosfera realista provocada pela situação aumenta a segurança do aluno e do professor.
Nas qualidades excepcionais de uma nova prática de ensino temos que observar as melhores condições de equipamentos que traduzam esta experiência em realidade. É o caso do simulador avançado de parto mais realísticos da atualidade.
Simulador de parto Victoria S2200®
Totalmente operacional em trânsito para realizar atendimento e treinamento da equipe em movimento essencial para exames mais complexos dentro dos diversos cenários de simulação. Dá à luz a bebê de peso, tamanho e proporções reais e articulação conjunta. Suporta equipamentos reais de monitoramento (ECG, DEA, Auto BP, Monitor Fetal, Oxímetro de pulso), resistente a múltiplas posições de parto. Foi projetada para protocolos de distócia de ombro abrangentes e cenários de algoritmo de hemorragia pós-parto.
Parto – Simulador Avançado Victoria® , Tory® e SuperTory®
A mobilidade sem fio e a facilidade de uso, foi projetada para simular casos clínicos reais para cada estágio de cuidado neonatal. O endo-esqueleto tem articulações e resistência realistas ao auxiliar o feto durante o parto. Estes recursos oferecem aos participantes a experiência de simulação de parto mais realista.
[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=DbEuv4GHo8o[/embedyt]
Este é nosso futuro próximo da realidade dentro de um mundo acadêmico mais preocupado com a humanização das especialidades médicas além da expertise técnica inerente a nossa experiência até hoje.
Uma resposta para “Simuladores avançados de alta fidelidade aprimoram ensino da medicina no país”
Parabéns pelo artigo!Muito bom,