Densímetro

 

 

 

 

 

Densímetro é um instrumento utilizado para medir a densidade dos líquidos.

É composto por um tubo de vidro com uma certa quantidade de chumbo no fundo, possui duas partes o tubo e o bulbo.
Ao tubo possui uma escala calibrada que permite a leitura da densidade. A relação entre o volume e a massa do bulbo é o fator que tem maior peso na definição dos limites da escala.

Densímetro e suas Utilidades

O densímetro tem de flutuar, em equilíbrio, nos líquidos cujas densidades se quer medir. Isto é, não pode ser pesado demais, a ponto de bater no fundo do recipiente em que é colocado, nem leve demais, a ponto de sua escala ficar fora da interface líquido-ar, que é utilizada como referência para leitura. Além disso, obviamente, a profundidade de equilíbrio deve ser função da densidade do fluido.

Ao mergulhar o densímetro no líquido, ele afunda até deslocar um volume de fluido cujo peso é igual ao dele. A superfície do líquido indica na escala a sua densidade.

O densímetro faz uso do princípio do empuxo descoberto por Arquimedes. O empuxo é a força que provoca a flutuação dos corpos nos líquidos, sendo proporcional a densidade ρ, ao volume do corpo V e a aceleração da gravidade g dado pela relação:
I = ρVg
Por causa desta relação de proporcionalidade é posssível descobrir a densidade dado que a aceleração da gravidade é conhecida e constante, o volume do densímetro também é conhecido e constante assim como a força de empuxo que na flutuação iguala a força peso.

O densímetro é utilizado em postos de combustíveis, laboratórios e industrias por ser uma ferramenta de análise rápida e confiável.

No Brasil os densímetros são instalados em bombas de combustível para que o consumidor possa averiguar a qualidade do mesmo

 

6 pensou em “Densímetro

    • Olá Nonato, o densímetro é um equipamento construído para durar bastante tempo. Ele deve ser substituído quando apresentar problemas, que podem aparecer devido a falhas no manuseio, transporte inadequado e defeitos de fabricação. Recomendamos que ao comprar o equipamento verificar a idoneidade da empresa, procedência do material e qualidade do equipamento.

      atenciosamente
      equipe do blog da mcientifica

    • A pureza do hidróxido de sódio é feita através de um processo químico. O grau de pureza dos reagentes (p) é a relação entre a massa da substância pura e a massa total da amostra. A porcentagem de pureza (p%) é a porcentagem da massa da substância pura em relação à massa total da amostra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.