Bicarbonato de Sódio


O bicarbonato de sódio (NaHCO3) é um antiácido estomacal, pois neutraliza o excesso de ácido clorídrico (HCl) no suco gástrico.
NaHCO3 + HCl → NaCl + H2O + CO2

Bicarbonato de sódioÉ o principal componente do sal de frutas, que contém ainda ácidos orgânicos sólidos, como o ácido tartárico, o ácido cítrico e outros. A efervescência do sal de frutas deve-se a liberação do gás carbônico (CO2) e a produção de refrigerantes.
Na higienização bucal, na forma de bochecho o bicarbonato de sódio atua na neutralização dos ácidos que atacam o esmalte dentário, também para o combate de aftas.
O bicarbonato de sódio é utilizado na fabricação de fermento para pães, bolos, biscoitos, etc. Quando o bicarbonato de sódio é aquecido, há liberação do gás carbônico (CO2), que faz a massa crescer e também fazer a massa do bolo ficar mais leve.
2NaHCO3 → Na2CO3 + H2O + CO2

O bicarbonato de sódio também é usado na fabricação de extintores de espuma, que possuem em compartimentos separado, bicarbonato de sódio (NaHCO3) e ácido sulfúrico (H2SO4). Quando o extintor é acionado, o NaHCO3 mistura-se com o H2SO4 e essa reação produz CO2, que apaga o fogo. Esses extintores não são utilizados para apagar o fogo em instalações elétricas, porque a espuma é eletrolítica (conduz corrente elétrica).
O bicarbonato de sódio é utilizado no tratamento de água para piscinas como controlador de pH (agente tamponante).

Bicarbonato de sódio ajuda a clarear os dentes

O bicarbonato de sódio usado (em pouca quantidade uma pitada) sobre o creme dental, para branquear os dentes; Uma colher (de café) em ½ copo de água para fazer bochecho após escovar os dentes, ajuda a combater a cárie e as aftas.

Bicarbonato de sódio - dicas de saúdeVeja algumas dicas do uso de bicabornato de sódio:

  • Cheiro ruim na geladeira e freezer – Retirado todo o gelo, limpe com um pano limpo ligeiramente umido com bicarbonato de sódio (uma colher de sopa bem cheia em meio litro de água morna) e depois seque com um pano limpo.
  • Cafeteira de aço inox – Coloque duas colheres (sopa) de bicarbonato de sódio a um volume de água igual a capacidade da cafeteira, ferva de 10 a 15 minutos numa vasilha, despeje a solução sobre a cafeteira.
  • Garrafa térmica – Lave a ampola (o vidro prateado) com uma solução de água quente e bicarbonato de sódio para retirar resíduos. Enxágue bem. Não use utensílios de metal para limpar a ampola de vidro.
  • Panela queimada – Salpique com bicarbonato de sódio e umedeça, depois de algumas horas lave, o queimado sairá facilmente.
  • Comida grudada – Encha a panela com água quente e duas colheres de bicarbonato de sódio. Deixe algum tempo e limpe.
  • Manchas nas bordas internas das xícaras de café ou chá –  Basta esfregar bem com um pano úmido e bicarbonato de sódio.

Bicarbonato de sódio - tira manchasManchas de ferrugem nos tecidos – Passe uma mistura de suco de limão com bicarbonato de sódio sobre a mancha, depois cubra o local com sal e deixe no sol por 20 minutos.

  • Manchas amareladas de tecidos – Clarear tecidos de algodão e linho amarelados pelo tempo, ferva o tecido numa panela bem limpa por 1hora em uma solução de sal de cozinha e bicarbonato de sódio.
  • Azulejos e cerâmicas – Para uma limpeza leve, lave os azulejos e cerâmicas com uma solução de ½ xícara de amônia, ½ xícara de vinagre branco, ¼ de xícara de bicarbonato de sódio em 1 litro de água morna.
  • Cheiro no carpete – Desodorização rápida, pulveriza-se o carpete com bicarbonato de sódio e aspire logo em seguida.
  • Desentupir o cano da pia – Jogue um pouco de bicarbonato de sódio (2 a 4 colheres de sopa) e em seguida meia xícara de vinagre.

Bicarbonato de sódio - desentupir cano da piaOutras utilizações do bicarbonato de sódio são como reagente de laboratório, na eletrodeposição de ouro e platina, em curtumes, no tratamento da lã e da seda, na nutrição de animais, na cerâmica, para a preservação da manteiga e da madeira e é um dos componentes dos talcos e desodorantes. A forma anidra do composto usa-se para absorver umidade e odores.
Prático e econômico, esse pó mágico facilita a sua vida, tenha-o sempre em casa, leia sempre nossas dicas e use-o na próxima faxina!!! Esta foi mais uma dica da MCientífica – Equipamentos para laboratório


2 respostas para “Bicarbonato de Sódio”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.