Anatomia de uma boa postura


A anatomia de uma boa postura se apresenta quando você está em pé e o alinhamento vertical do alto de sua cabeça até a sola de seus pés se mostra numa linha reta.
De uma vista lateral, boa postura pode ser vista como uma linha vertical das orelhas, ombros bacia, joelhos até os tornozelos. A vista frontal da boa postura mostra igualdade na altura dos ombros, bacia e joelhos. A cabeça é mantida reta e não está virada ou angulada.

Anatomia de uma boa postura

Principais desvios de postura
Lordose – É o aumento anormal da curvatura lombar, levando a uma acentuação dessa curva (hiperlordose). Os músculos abdominais fracos e um abdômen protuberante aumentam os riscos da lordose. A dor nas costas nas pessoas com aumento da lordose lombar ocorre quando ficam em pé por um longo período de tempo.
Cifose – É o aumento anormal da concavidade posterior da coluna dorsal, sendo as causas mais importantes dessa deformidade a má postura e um condicionamento físico insuficiente. Quem tem cifose acentuada é conhecido como  corcunda. As dores ocorrem na parte de cima das costas e na região torácica.
Escoliose – É o desvio anormal da curvatura lateral da coluna vertebral. A progressão da curvatura na escoliose depende em grande parte, da idade em que ela se inicia e da grandeza do ângulo da curvatura durante o período de crescimento na adolescência, pois esse é o período em que o progresso do aumento da curvatura tem uma velocidade maior. A escoliose provoca uma compressão na região pulmonar, o que faz com que os pacientes reclamem de falta de ar.

Anatomia de uma boa postura
Anatomia de uma boa postura

A má postura distorce o alinhamento vertical do corpo e as curvas naturais da coluna. A melhor maneira de verificar sua postura é receber uma avaliação postural completa de um fisioterapeuta.

mcientifica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.