Petróleo do Brasil


O petróleo do Brasil é a realização de sonho de gerações que construiram a base para o nosso progresso. Petróleo vem do latim petroleum, petrus = pedra e oleum = óleo, do grego πετρέλαιον [petrélaion], “óleo da pedra”, do grego antigo πέτρα [petra], pedra + έλαιον [elaion] óleo de oliva, qualquer substância oleosa, no sentido de óleo bruto, é uma substância oleosa, inflamável, menos densa que a água, com cheiro característico e coloração que varia desde o incolor ou castanho claro até o preto, passando por verde e marrom castanho.

Petrobras e BP são líderes globais em energia renovável

Petróleo do Brasil
Petróleo do Brasil – O sonho do petróleo.

A Petrobras é, ao lado da British Petroleum, líder na produção de energia renovável entre as gigantes mundiais do setor do petróleo, informou um estudo da consultoria espanhola Management & Excellence. O levantamento, publicado hoje (9), mostra o desempenho ambiental das dez maiores companhias do setor no mundo todo, por meio de 198 itens, em áreas que vão de economia de energia e redução de desperdício a fontes alternativas de energia e segurança.
A Petrobras foi a segunda, com 75, seguida pela francesa Total, com 74. A Petrochina foi a pior do ranking, com apenas 30.

Petróleo do Brasil
oferta de energia no mundo
Petróleo do Brasil
estimativa de duração do petróleo no mundo

Segundo a M&E, a Petrobras fez investimentos de US$ 1,9 bilhão em modernização ambiental. Já a BP investiu US$ 1,4 bilhão na geração de energia eólica, solar, biocombustíveis e captura de carbono. O economista-chefe e vice-presidente da British Petroleum (BP), Christof Rühl, afirmou que a matriz energética brasileira coloca o país em uma situação de destaque quando comparada à matriz mundial. Além disso, ele prevê que em 2030 a posição do Brasil estará ainda mais à frente dos outros países do globo. “O Brasil tem características muito diferentes do resto do mundo. As fontes não-fósseis vão representar mais de 50% da matriz energética em 2030, em boa parte por causa da grande proporção da hidroeletricidade”, destacou Rühl.

Petróleo do Brasil
plataforma petroleo de Guaricema

As maiores empresas petrolíferas do mundo são:

1 – Exxon Mobil (EUA)
2 – Shell (Holanda e Reino Unido)
3 – Petrobras (Brasil) 
4 – BP (Reino Unido)
5 – Total (França)
6 – Chevron (EUA)
7 – Eni (Itália)
8 – Conoco Philiphs (EUA)
9 – Repsol (Espanha)

No nordeste brasileiro há um grande potencial de petróleo, já existe o poço de Sergipe e a refinaria Premium II do Ceará. Os estudos estão focados na bacia terrestre do Parnaíba onde já encontraram gás  que provavelmente pode ter petróleo, o poço Ogx-16 localizado no bloco PN-T-68, está situado aproximadamente 260 quilômetros de São Luís no Maranhão. A Petrobras aponta perspectiva de gás e petróleo no lado piauiense da bacia do Parnaíba, onde já foram realizados estudos sísmicos. As pesquisas estão acontecendo próximo a Floriano e no médio Parnaíba. O sonho do “petróleo é nosso” se realizou e agora temos que zelar pela qualidade do petróleo do Brasil.

Petróleo do Brasil – Controle de qualidade de combustível

Petróleo do Brasil
Petróleo do Brasil

Como forma de evitar fraudes e garantir a qualidade do combustível, as distribuidoras adotam programas de controle de qualidade parecidos, baseados em substâncias químicas que elas chamam de marcadores. A fiscalização é feita diretamente nos postos, por meio de unidades móveis.
O que o posto deve seguir
Nem todos os postos fazem parte dos programas de suas marcas. Contudo, só podem vender combustível adquirido da distribuidora que representam. Se não tiverem bandeira definida, deverão exibir em cada bomba o fornecedor do combustível.

Petróleo do Brasil
Petróleo do Brasil

Todas as bombas de álcool devem ter um densímetro (tipo de cilindro com corpo transparente), que indica a condição normal do combustível ou excesso de água na mistura.  Para proteger o consumidor, vítima da ação de fraudadores de combustíveis, as Companhias associadas ao Sindicom investem incessantemente em programas de qualidade, aprimorando seus produtos com pesquisa e tecnologia avançada, para assegurarem ao motorista que, nos postos participantes e devidamente identificados, a qualidade é garantida pelo fornecedor e pelo revendedor.
Como ações para combater a adulteração, as associadas ao Sindicom – Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes, contratam institutos tecnológicos, inovam com marcadores e coloração, renovam equipamentos, ampliam frota de laboratórios-móveis, atestam selos de qualidade, treinam pessoal e promovem divulgação para atender ao consumidor. Entre os programas que dão garantias da procedência do combustível, destacam-se: “De Olho no Combustível”, “Gasolina e Diesel Garantidos”, “Garantia de Qualidade”, “Combustível com DNA”, “Programa de Qualidade”, “Programa Combustível Controlado”.

Agência Nacional Do Petróleo, Gás Natural E Biocombustíveis
REGULAMENTO TÉCNICO ANP Nº 1/2007

Os seguintes procedimentos de controle da qualidade dos combustíveis líquidos deverão ser cumpridos pelo Revendedor Varejista quando do recebimento dos combustíveis:

4. O Revendedor Varejista deve possuir e manter calibrados em perfeito estado de funcionamento:
4.1. Os equipamentos necessários à realização da análise relacionadas no item 3, calibrados por laboratório da Rede Brasileira de Calibração.
3.2.3.1. Material:
a) proveta de 1L (um litro), limpa e seca;
b) densímetros de vidro escala 0,700-0,750g/ml e 0,750-0,800g/ml para gasolina e 0,800g/ml a 0,850g/ml e 0,850g/ml a 0,900g/ml para óleo diesel, com menor divisão de 0,0005g/ml;
c) termômetro de imersão total, tipo “I” aprovado pelo INMETRO segundo a Portaria nº 71 de 28 de abril de 2003, com escala de – 10ºC a 50ºC e subdivisões de 0,2ºC ou 0,5ºC;
a) proveta de 1L (um litro) limpa e seca;
b) densímetro de vidro para álcool escala 0,750-0,800g/ml e 0,800-0,850g/ml, ou 0,770 -0,820g/ml, menor divisão de 0,0005g/ml;
c) termômetro de imersão total, aprovado pelo INMETRO segundo Portarias nº 3 de 10 de janeiro de 2002 e nº 245 de 17 de outubro de 2000, com escala de -10ºC a 50ºC e subdivisões de 0,2ºC ou 0,5º C.
Proveta de 1l (um litro), limpa e seca.
a) proveta de vidro de 100 ml graduada em subdivisões de 1ml com boca esmerilhada e tampa;


2 respostas para “Petróleo do Brasil”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.