Paraolimpíadas ou Paralimpíadas, quando mudaram a palavra e porque, já estavamos acostumados com a sonoridade e agora achamos meio estranho, errado.
O nome “Paralimpíadas” ou “atletas paralímpicos” aparecem sem a letra “o”? A mudança de paraolimpíadas para paralimpíadas foi feita para igualar o uso de todos os países de Língua Portuguesa. Quando os jogos para pessoas com deficiência começaram, os outros sete países que tem como língua oficial o português (Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste) usavam a forma “paralimpíadas”. Para que o Brasil tivesse a mesma palavra que os outros países, o Comitê Paralímpico Internacional pediu para que fosse feita a alteração. Entendeu a mudança? Temos que soar igual aos outros mesmo sendo diferentes. Então Paraolimpíadas ou Paralimpíadas?
Paraolimpíadas ou Paralimpíadas?
A mudança de paraolimpiada para paralimpiada foi anunciada em novembro do ano passado, durante o lançamento da logomarca dos Jogos Paralímpicos de 2016. O termo vem do inglês: paralympic, criado com base no cruzamento de para (plegic) + (o) lympics. Atleta paraolímpico.
Os Jogos Paralimpícos de Verão de 2012 são os décimo quartos Jogos Paralímpicos da história, realizam-se entre 29 de Agosto e 9 de Setembro de 2012, em Londres, na Grã Bretanha. O país sediou o ancestral das Paralimpíadas, os Jogos de Stoke Mandeville (Mandeville – nome de um dos mascote da olimpíada de 2012). Estes foram realizados pela primeira vez em 1948, organizados pelo Dr. Ludwig Guttman e pelo Hospital de Stoke Mandeville, no mesmo dia da cerimônia de abertura das Olimpíadas de Verão de 1948 o primeiro evento de atletismo exclusivamente organizado para atletas deficientes.
Os jogos incluem atletas com diversas deficiências físicas e sensoriais, tal como paralisia cerebral, amputações e cegueira. Esta será a primeira vez desde 2000, onde os deficientes mentais irão retornar aos Jogos Paralimpicos.
Uma resposta para “Paraolimpíadas ou Paralimpíadas”
[…] Contato « Paraolimpíadas ou Paralimpíadas […]