Oceanos são a grande massa de água que separa os continentes.
Os mares são diferentes dos oceanos pela dimensão e posição geográfica são considerados partes dos oceanos, localizando-se entre limites continentais, isto é, mar é uma larga extensão de água salgada ligada com um oceano. O termo também é usado para grandes lagos salgados que não tem saída natural, como por exemplo o Mar Cáspio e o Mar da Galileia. Os mares são menos profundos que os oceanos.
Os oceanos, que cobrem a maior parte da superfície terrestre, são: o oceano Atlântico, o oceano Pacífico, o oceano Índico, o oceano Glacial Ártico e o oceano Glacial Antártico.
Oceano Atlântico: Separa a Europa da América
O Oceano Atlântico, basicamente, é uma bacia imensa que se estende de norte a sul desde o oceano Glacial Ártico, ao norte, até o oceano Glacial Antártico, ao sul. Ocupa mais de 106 milhões de km2 de superfície total. O limite entre o Atlântico norte e o oceano Glacial Ártico foi estabelecido de forma arbitrária, com base em cordilheiras submarinas que se estendem entre as massas de terra da ilha de Baffin, Gronelândia e Escócia. Contudo, foi mais fácil marcar o limite com o mar Mediterrâneo na zona do estreito de Gibraltar, e com o mar do Caribe, ao longo do arco formado pelas ilhas do Caribe. O Atlântico sul está separado de forma arbitrária do oceano Índico pelo meridiano de 20° longitude E, e do Pacífico, a oeste, pela linha de maior profundidade que se estende entre o cabo de Hornos e a península Antárctica.
Oceano Pacífico: Banha a costa Oeste da América
O Oceano Pacífico é o mais extenso e profundo dos oceanos do mundo. Abrange mais de um terço da superfície da Terra e contém mais da metade do seu volume de água. O oceano Pacífico confina na sua parte oriental com os continentes da América do Norte e do Sul, ao norte com o estreito de Bering, a oeste com a Ásia, o arquipélago da Indonésia e a Austrália, e ao sul com a Antártida. Ao sudeste, é dividido do oceano Atlântico de forma arbitrária pela passagem de Drake, aos 68° longitude O. O Pacífico conta com uma área de cerca de 165 milhões de km2 e tem uma profundidade média de 4.282 m, embora o ponto máximo conhecido se encontre na Fossa das Marianas a 11.033 m de profundidade.
Oceano Índico: Banha parte da Ásia, África e Oceania
O Oceano Índico é o menor dos três grandes oceanos da Terra, limitado a oeste pela África, ao norte pela Ásia, a leste pela Austrália e pelas ilhas australianas, e ao sul pela Antártida. Não existem limites naturais entre o oceano Índico e o oceano Atlântico. Uma linha de 4.020 km ao longo do meridiano 20° E, que liga o cabo Agulhas, no extremo sul da África, à Antártida, costuma ser considerado o limite.
Oceano Glacial Ártico: Localiza-se no Polo Norte
O oceano Glacial Ártico corresponde ao menor dos oceanos. O oceano Glacial Ártico estende-se ao sul do polo norte até as costas da Europa, Ásia e América do Norte.
Oceano Glacial Antártico: Localiza-se no Polo Sul
O Oceano Glacial Antártico é conhecido como o Oceano Austral e inclui águas dos oceanos Pacífico, Atlântico e Índico. A maioria dos geógrafos consideram estas águas como extensões meridionais destes oceanos. Esta região é a única no mundo onde um barco pode navegar em linha reta, de leste para oeste, sem encontrar terra. O Antártico não tem nenhum continente a separá-lo. Este oceano tem como ponto mais estreito a passagem de Drake, com mil quilómetros de largura, entre a América do sul e a extremidade da Península Antárctica.
Importância dos oceanos
Os oceanos são extremamente importantes para o planeta, pois a vida se originou neles. São eles os grandes produtores de oxigênio, fato este que ocorre através das microalgas oceânicas, também regulam a temperatura do planeta, interferem na dinâmica atmosférica e diferenciam tipos climáticos. As águas oceânicas ocupam 71% da superfície da Terra, o que significa que desempenham um papel extremamente importante na vida do planeta.
As interações entre o oceano e a atmosfera condicionam o clima mundial. Não só pela distribuição de calor no globo, através das correntes marinhas, como também pela sua importância no ciclo da água, pois no oceano existe 97% de toda a água. Neste ciclo contínuo, pode-se deduzir que uma gota de água permanece, em média, 9 dias numa nuvem, 2 horas num rio e 5000 anos no oceano antes de se evaporar.
Por outro lado, o oceano é fundamental para o equilíbrio ecológico do planeta, pois cerca de 70% do oxigénio libertado para a atmosfera é produzido pelo fitoplâncton durante o processo fotossintético.
2 respostas para “Oceanos”
Parabéns pelo artigo!Muito bom,
eu gosto do que fez deu muito trabalho és o melhor artista as coisas forau bonitas