Câncer de Mama


Em linhas gerais o câncer de mama resulta da multiplicação celular no interior do duto mamário de forma exagerada e desordenada, invadindo os tecidos normais que o cercam comprometendo outros órgãos. Quando as células cancerosas atingem a circulação sanguínea ou linfática torna-se um processo conhecido como metástase.

Câncer de Mama
Estrutura do seio – Câncer de Mama

Causas e sintomas

Em geral o tumor cresce de forma silenciosa, sem sintoma clínico específico associado, principalmente nas fases iniciais, quando as lesões somente são encontradas por meio de métodos diagnósticos, como, por exemplo, as microcalcificações agrupadas que só são visíveis ao exame de mamografia. Este período apresenta a maior chance de cura.

Câncer de Mama
Mamografia – Câncer de Mama
Câncer de Mama
Mamografia – Câncer de Mama

O câncer de mama desencadeia efeitos psicológicos importantes numa mulher por afetar a percepção de sua feminilidade e sexualidade. Embora possa ocorrer em homens, a doença acomete, sobretudo na população feminina acima dos 40 anos e o risco de adquiri-la aumenta com o avanço da idade.

A mamografia é um procedimento importante na detecção precoce do câncer de mama na fase em que é mais fácil de ser tratado e curado. É possível obter muitas informações tanto na versão convencional que utiliza filmes radiográficos, como na digital em que a imagem é obtida através de um computador. A mamografia digital oferece vantagens como a maior velocidade na realização do exame e melhor qualidade de imagem, principalmente quando as mamas estão sobrecarregadas de tecido glandular em sua composição.

A importância do exame – Câncer de Mama

A mamografia é o exame mais eficaz na detecção de tumores da mama na fase inicial de crescimento. Os tumores pequenos, que não são palpáveis na época do diagnóstico, têm chance de cura acima de 95% e são passíveis de tratamentos menos agressivos. A realização de mamografias anuais, a partir dos 40 anos, demonstrou em vários estudos ser capaz de reduzir a taxa de mortalidade entre 25% e 40%. Nesse exame, é pesquisada a presença de lesões muito pequenas, a maior parte das vezes detectada apenas com técnicas especiais de exame, uso de lupa e análise apurada.

No Brasil o câncer de mama é a primeira causa de óbto entre as mulheres. É mais comum em mulheres que vivem em grandes cidades do que na zona rural, a maior incidência é em classes sociais elevadas e existe uma correlação forte com a dieta rica em proteínas e gorduras de origem animal. Ataca mulheres jovens após os 25 anos com a maioria absoluta dos casos concentrando-se entre os 45 e 50 anos período correspondente a pós-menopausa.

O número anual de casos diagnosticados tem chegado a 50 mil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Exercicios Reabilitação - Câncer de Mama
Exercicios Reabilitação – Câncer de Mama

Durante a terapia a atuação do fisioterapeuta deve ser iniciada priorizando a prevenção e minimização das complicações, sejam elas linfáticas, posturais, funcionais e respiratórias. Para o controle dos sintomas, as pacientes devem realizar exercícios domiciliares, manobras ativas de relaxamento muscular e auto-massagem no local cirúrgico.

 

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.