Pilates


Joseph Hubertus Pilates nasceu na cidade de Mönchengladbach, Alemanha, em 1881, o criador do Método Pilates praticou muitos esportes em sua adolescência tais como ginástica, esqui, mergulho e boxe. Em 1912, tornou-se boxeador profissional e começou a lecionar autodefesa para detetives da Scotland Yard.
No período da I Guerra, no ano de 1914, ele foi exilado e mandado para uma ilha inglesa onde trabalhou num hospital com exilados e mutilados. Lá ele iniciou o uso de molas no tratamento médico, o que seria a base para mais tarde o ajudar no desenvolvimento de seu sistema de exercícios e equipamentos.

Joseph Pilates

Em 1923, Pilates mudou-se para Nova Iorque e abriu seu primeiro Studio de Pilates. Seu trabalho, porém, só teve repercussão a partir dos anos 40, principalmente entre os dançarinos americanos, Ruth St. Denis, Ted Shawn, Martha Graham, George Balanchine e Jerome Robbins.
Joseph Hubertus Pilates morreu no ano de 1967, aos 87 anos, após inalar muita fumaça ao tentar salvar seu estúdio de um incêndio e não deixou herdeiros. Sua esposa Clara Pilates, assumiu então a direção do estúdio, dando continuidade ao trabalho de seu marido. Em 1970, convidou alguns alunos, passando a direção do Studio a Romana Kryzanowska, uma antiga aluna do estúdio na década de 50.
Ron Fletcher abriu seu estúdio em Los Angeles, em 1970. Clara ficou fascinada com o trabalho de Ron Fletcher (dançarino de Martha Graham, que estudou com Joseph na década de 40) e lhe deu permissão para difundir o nome e o trabalho de “Pilates”. Junto com Carola Trier, Fletcher trouxe inúmeras inovações e avanços para o trabalho de “Pilates”.
A difusão do Método Pilates.
Muitos dos alunos de Joseph Pilates abriram seus próprios estúdios e difundiram sua técnica, fazendo também importantes contribuições para o desenvolvimento e aprimoramento do Método Pilates.

O Método Pilates chegou ao Brasil através de Alice Becker Denovaro, que foi a primeira brasileira a se certificar para instrução da Técnica de Pilates.

Alice Becker

Pilates no Brasil

Foi criado em 1991 o primeiro estúdio brasileiro de Pilates por Alice Becker Denovaro, graduada em Dança pela Universidade da UFBA e mestre em Coreografia pelo Califórnia Institute of The Arts, Los Angeles e foi a primeira brasileira a se certificar para instrução da Técnica de Pilates.
Professora de Pilates foi fundamental na preparação dos profissionais do Balé Teatro Castro Alves. Além disso, Alice Becker introduziu Técnica de Pilates na área clinica em Salvador, através do Ambulatório de Dor do Hospital das Clínicas – HUPES – UFBA.
Alice Becker é licenciada da Polestar Education para a América do Sul. Realiza diversos cursos de formação e palestras no Brasil, Venezuela, Uruguai, Argentina, Chile e Equador.
A cidade de Salvador conta com mais 20 estúdios de Pilates em atividade, com quase 2.000 praticantes do método.
Do trabalho de Alice Becker, surgem os novos estúdios, ela foi a pioneira deste método inovador e fica aqui nossa homenagem.

, ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.