Doença renal


A doença renal crônica caracteriza-se pela redução progressiva das funções dos rins. Controlar o excesso de peso e o fumo também é necessário e a prática de uma atividade física regular com uma dieta sem exageros são importantes para evitar o desenvolvimento de hipertensão arterial e da diabetes.

doenças renais
doenças renais

O ser humano possui dois rins que têm a cor vermelho-escuro e forma de um grão de feijão localizado na parte de trás do abdômen, que são a força motriz do sistema urinário. Em uma pessoa adulta os rins medem 12cm cada um e pesam 130 a 170g cada um. Localizam-se nas costas um de cada lado da coluna e são protegidos pelas últimas costelas.

rins
rins

Os rins funcionam como filtros altamente seletivos são responsáveis por limpar o sangue das impurezas do corpo. A função dos rins é filtrar todos os líquidos corporais produzindo a urina que tem o papel principal a desintoxicação e excreção.

Doença renal

O rim pode ser atingido por doença de origem imunológica, inflamatória, infecciosa, neoplásica, degenerativa, congênita e hereditária. Quando o rim está inflamado, infectado ou aumentado por tumor ou obstrução ocorre dor nas costas ou flancos. Um dos sintomas iniciais de doença renal pode ser a presença frequente a pessoa acorda durante a noite porque está com vontade de urinar.

sistema urinario
sistema urinario

O volume de urina ter aumentado ou diminuído. Grandes volumes diários de três a quatro litros ocorrem na diabetes e podem ser a manifestação inicial de outras doenças renais. A cor pode se manifestar turva, esbranquiçada ou sanguinolenta.

O exame de urina pode evidenciar perda de proteína, glicose, sangue, pus e bactérias. Outro exame simples que pode ser realizado é a ecografia dos rins ou do abdome que pode demonstrar a presença de cálculos, sinais de obstrução das vias urinárias, alterações na forma e tamanho do rim.

Estudo relaciona corpo em formato de maçã a riscos de problemas renais. Os perigos de acumular gordura na região central do corpo, no abdômen, são conhecidos, tanto que os médicos sempre avisam seus pacientes sobre isso.

Portanto, se você apresenta um dos sintomas acima, ou está em algum grupo de risco, consulte um médico, quando uma pessoa com doença renal procura auxilio médico tardiamente, pode já estar em uma fase irreversível da doença por isso tome muito cuidado.

doenças renais
doenças renais

E não se esqueça para prevenir a doença renal, deve-se evitar o consumo dos alimentos gordurosos, que contenham excesso de sal, pipoca de micro-ondas, todos os embutidos, os enlatados e os temperos industrializados.


Uma resposta para “Doença renal”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.